quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Apiúna - Foz do Iguaçu

Tudo pronto pra encarar o desafio de viajar com um gol 1000 pela América do Sul, saindo de Santa Catarina, passando pelo Paraná, Argentina, Chile, Uruguai e subindo pelo Rio Grande do Sul. Revisão feita, tanque cheio, documentos e materiais necessários para viajar pelo Mercosul: carta verde, habilitação internacional, autorização da financiadora para sair do país, cambão e 2 triângulos. Dentro do carro, além das malas abarrotadas de roupas e casacos (tínhamos informações de que na Argentina e no Chile estava fazendo muito frio), levávamos também barraca, colchão de ar, cobertores e todos os apetrechos para camping, pois queríamos ter o prazer de acampar em algum lugar pra lá de especial. Não tínhamos muita certeza de onde dormiríamos, quantos dias íamos ficar em cada cidade, o que ver, o que fazer... A única coisa de que tínhamos certeza era de que não viajaríamos a noite, tínhamos R$ 8.000,00 para gastar (cerca de R$ 258,00 por dia) e que precisávamos estar de volta dia 02 de setembro (fim das férias e volta ao trabalho na segunda-feira) e, especialmente para mim, a certeza de que pararia de fumar. Affff....
A partir de agora faremos um relato completo de nossa aventura dia-a-dia: alimentação, hospedagem, qual o roteiro, enfim... tudo o que fizemos e gastamos durante esses 31 dias de pura emoção. Vem com a gente!!!

03/08/07 (sexta-feira) – 1º dia – Apiúna / Foz do Iguaçu:
Saímos às 7 h e 30 min da cidade de Apiúna/SC pela BR 470 em direção ao oeste do estado, pois nosso destino era Foz do Iguaçu. O odômetro do carro marcava 27.797 km e pretendíamos rodar, pelo menos, uns 10.000 km pelos 4 países. Neste dia viajamos o dia todo por rodovia em boas condições na maioria do trecho, com paradas em Santa Cecília para um café, e em Palmas (já no Paraná) para almoço (buffet). Jogamos na mega-sena em Renascença (estava acumulada!). Abastecemos o carro em Ampére e compramos algumas castanhas da gurizada na beira da estrada.
Chegamos em Foz do Iguaçu já passava das 20 h. À procura de um hotel fomos abordadas por um motoqueiro que nos ofereceu hospedagem. Não se assustem! Isso é normal! (risos). Eles ficam na entrada da cidade só “de olho” nos carros dos turistas, quando detectam um (geralmente pela sujeira), saem em seu encalço e na primeira oportunidade (sinal fechado ou cruzamento) eles te abordam oferecendo as mais variadas coisas, inclusive hospedagem. Foi desse modo que conseguimos um bom hotel rapidinho, rapidinho, sem perder muito tempo zanzando de um lado para outro. Após um relaxante banho, o jantar pedia uma saborosa sopa acompanhada de um bom vinho que saboreamos no restaurante do hotel mesmo.
Depois do jantar, TV e cama...
102,55 – posto de gasolina Apiúna (0 km);
8,00 – café da manhã (com trident para mim. Deixar de fumar não é fácil! risos);
16,00 – almoço;
3,50 – café da tarde;
3,50 – mega;
5,00 – castanhas;
57,45 – posto Ampére (596 km);
13,20 – 2 pedágios;
39,00 – jantar + vinho + gorjeta;
70,00 – hotel;
TOTAL = R$ 318,20 (passou da cota!!! Estamos no vermelho, devendo 60,14).

04/08/07 (sábado) – 2º dia – Foz do Iguaçú:
Após o café da manhã partimos para as cataratas. Não podíamos passar por Foz sem deixar de ver essa obra espetacular da natureza. O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939 por Getúlio Vargas, em 1986 recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Natural da Humanidade e está localizado em uma das reservas ecológicas mais belas do planeta. Pagamos o ingresso e embarcamos no ônibus da empresa que administra o parque e que nos levaria até as cachoeiras, distantes uns 7 km da entrada. Fomos recebidas por um dos muitos simpáticos quatis que perambulam por ali e logo em seguida já tivemos nossa primeira visão das cachoeiras (show!), conforme íamos avançando pelo caminho todo calçado e muito bem cuidado, observávamos que as cachoeiras iam aumentando em quantidade, tamanho e volume d’água. O mais impressionante é, sem dúvida, a visão da Garganta do Diabo. O dia estava nublado, quase chovendo, e isso tirou um pouquinho o colorido das cachoeiras mais o lugar é uma MA-RA-VI-LHA de qualquer jeito!!!
Na saída passamos pelo Parque das Aves mas não entramos, ver os “coitadinhos” presos depois de tanta beleza natural não seria a melhor coisa a ser feita. Com certeza tiraria a magia do momento.
Já passava das 15 h quando fomos almoçar. Encontramos um restaurante árabe perto do hotel e foi esse o cardápio da vez.
Aproveitamos o resto do dia e fomos até o Marco das Três Fronteiras, um obelisco que estabelece o limite territorial entre Brasil, Argentina e Paraguai. Do local pode-se observar os três países. Logo abaixo encontra-se o Espaço das Américas que foi inaugurado em 17 de janeiro de 1997 e que pertence à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do governo do Paraná.
“Trata-se de um espaço de caráter político, empresarial e cultural destinado ao aprimoramento e fortalecimento das relações entre os países do Mercosul, posicionando-se como um fórum permanente de discussão de assuntos de interesse comum, colocando o Paraná, em especial Foz do Iguaçu, como um ponto de referência para ações relativas ao processo de integração regional”.
Projetado pelo arquiteto Domingos Bongstabs (o mesmo que projetou a Faculdade do Meio Ambiente em Curitiba), foi construído com o objetivo de ser utilizado também em atividades de educação ambiental. O local tem sido usado para realização de exposições, seminários e outros eventos ligados ao Mercosul. Com 2.240m de área construída, salas de apoio para eventos, praça ao ar livre, tem capacidade para abrigar até 400 pessoas. O local, geograficamente privilegiado, inspira a contemplação. Em torno da construção há uma plataforma circular que permite uma visão toda especial do encontro silencioso das águas dos rios Iguaçu e Paraná. Sua arquitetura, integrada ao meio ambiente que o cerca, mistura o rústico com o moderno.
Ficamos por lá até o anoitecer. Na volta paramos em uma padaria para um café com sorvete e passamos em um mercado para comprar pão, presunto, queijo e suco. Foi esse nosso jantar no quarto do hotel. Uma DI-LÍ-CIA!!! TV e cama... Tínhamos que levantar cedo pois iríamos cruzar a fronteira e partir em direção ao território argentino.
25,30 – ingressos cataratas;
2,00 – água;
10,00 – 2 imãs pra nossa coleção;
31,00 – almoço;
10,40 – café;
19,00 – mercado;
70,00 – hotel;
TOTAL = R$ 167,70 (ebaaaaaaaaaa......... já recuperamos! Sobraram 30,22).
GERAL = R$ 485,90

05/08/07 (domingo) – 3º dia – Foz do Iguaçú:
Café da manhã, check-out, parada no posto pra encher o tanque eeee........ Argentina nos espera!!! Paramos na cabeceira da ponte internacional Tancredo Neves, que liga os dois países, para registrar nossa passagem com fotos. Chegamos na aduana, felizes da vida com o que tínhamos para conhecer dali pra frente, já treinando nosso “portunhol” com o guarda:
- Nosotros iremos ficar em su pais por cerca de 30 dias, de que necessitamos?
- Cartera de identidad somente – respondeu o guarda.
E eis que Virna tem uma boa notícia: ela só tinha a carteira de identificação profissional (aqui no Brasil é válida como identidade, mas lá não.). Sua carteira de identidade havia ficado no apartamento em Jaraguá do Sul, distante uns 900 km dali. Afffffffffff.............. Tentamos de tudo pra convencer o “dito cujo” mas não teve jeito! Tivemos que dar meia volta e retornar ao Brasil. Ai...ai...ai... bateu um desânimo e os ânimos dentro do carro esquentaram (risos), só esfriando quando passamos pela ponte e lembramos das poses para as fotos (caímos na gargalhada). Tuuuuuuudo bem! Precisávamos pensar no que fazer e... URGENTE. A primeira idéia foi ver a possibilidade de tirar um passaporte (que também serviria pra cruzar a fronteira) na Polícia Federal e foi o que fizemos. Mas, como era domingo, não conseguimos nada, teve que ficar pra segunda mesmo. Já conformadas fomos almoçar um belo rodízio de carnes e, pelo resto do dia, perambulamos pelas praias formadas pela represa de Itaipu, nos arredores da cidade.
Retornamos ao mesmo hotel e o jantar foi um lanche na mesma padaria do dia anterior, pois o almoço tinha sido um exagero! (risos). Depois... TV e cama...
4,50 – água + trident (a vontade de fumar tava pegando!!!);
26,45 – posto Foz (900 km);
49,00 – almoço + gorjeta;
16,00 – café;
70,00 – hotel;
TOTAL = R$ 165,95 (sobrando 122,33).
GERAL = R$ 651,85

06/08/07 (segunda-feira) – 4º dia – Foz do Iguaçú:
Levantamos cedo e tomamos café. Estávamos com pressa pra chegar na PF e ver a viabilidade de tirar o passaporte. Mais uma vez ficamos decepcionadas pois o mesmo ia demorar uns 5 dias pra ficar pronto (no mínimo!). Não podíamos perder esse tempo todo, nem pensar! Pensamos em voltar até Jaraguá pra pegar a identidade de Virna. Se fizéssemos isso seria um dia pra ir e outro pra voltar, perderíamos dois dias da viagem, bem melhor do que cinco dias ou mais. Então Virna teve a brilhante idéia de ligar pra imobiliária e perguntar pra atendente se ela não poderia fazer o FAVORZÃO de ir até o apartamento dela, pegar a identidade e enviar por sedex pra Foz do Iguaçu. EBAAAAAAAAAA........... ela topou, mas teve que contratar um chaveiro pra abrir a porta, pois não tinha uma cópia da chave. Tuuuuudo bem! Desde que conseguisse pegar a identidade de Virna, o resto era lucro! (risos).
Ela nos ligou de volta dizendo que tinha dado tudo certo, já tinha postado a encomenda com destino ao endereço do nosso hotel e nos passou o número do sedex para podermos acompanhar o andamento. Beleza! Mais tardar em dois dias o sedex chegaria. Show! Valeu Cristina e Cristiane!
Como o dia estava ensolarado, resolvemos visitar as cataratas novamente pois tínhamos certeza que o visual ia ser bem diferente. E lá fomos nós! Estava realmente DES-LUM-BRAN-TE! Almoçamos no nosso amigo árabe e fomos conhecer Itaipu, a grandiosa obra do homem! A maior usina do mundo em operação, apontada como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Itaipu é sinônimo de gigantismo, desenvolvimento e modernidade. Uma imensidão de concreto que impressiona e também decepciona, quando se tem a idéia exata do tamanho da destruição da natureza mostrada em pequenas fotos penduradas na primeira parada que nos dão direito depois de entrar na Usina.
Voltamos ao hotel e nosso jantar foi novamente um lanche na padaria do dia anterior. Aliás, essa padaria é uma DI-LÍ-CIA!!!! (risos). Nem senti muita vontade de fumar...
E depois? TV e cama...
25,30 – ingressos cataratas;
21,00 – almoço;
26,00 – ingressos Itaipu;
22,00 – água + café + lanche;
70,00 – hotel;
TOTAL = R$ 164,30 (sobrando 216,09).
GERAL = R$ 816,15

07/08/07 (terça-feira) – 5º dia – Foz do Iguaçú:
Levantamos meio tarde, já que não tínhamos muito que fazer a não ser esperar pelo sedex que chegaria no dia seguinte. Tomamos café e saímos à procura de alguém que pudesse fazer uma limpeza no nosso binóculo, que estava um horror de tantos fungos. Deixamos o binóculo numa loja especializada e rodamos pelo centro olhando vitrines e comprando quinquilharias, típico de quem não tem nada pra fazer (risos).
Em Foz do Iguaçu há uma imensa comunidade árabe e, como tínhamos curiosidade em conhecer uma Mesquita, saímos à procura de uma. Encontramos uma próxima ao centro, solicitamos a entrada e, após tirarmos nossos calçados e colocarmos o véu, tivemos o privilégio de assistir a uma oração. A Mesquita é um lugar sagrado para os muçulmanos e onde eles se congregam para realizar as suas orações diárias. A palavra Mesquita é uma tradução do árabe Masjid, que quer dizer um lugar de prostração.
Depois fomos até a fronteira com a Argentina no Duty Free, um shopping que vende de tudo sem impostos, que na verdade é um Paraguai “xique nos úrtimo” (hahahaha...), mas não compramos nada. Voltamos para o centro, almoçamos num restaurante com rodízio de comida chinesa e voltamos às nossas andanças com parada em uma lotérica pra jogar na mega-sena novamente (acumulou!). Lembramos que ainda não havíamos trocado nenhum real por dólar ou peso e foi isso que fomos fazer. Entramos em uma casa de câmbio e trocamos 4.000,00, sendo R$ 3.000,00 em dólares (cotação: U$ 1 = R$ 2,07) e R$ 1.000,00 em pesos argentinos (cotação: $ 1 = R$ 0,66). Colocaríamos os outros 4.000,00 no cartão. Pronto! Isso também estava resolvido. Tomamos um café com quitutes numa confeitaria árabe (não sei se vocês perceberam, adoramos comida árabe!). No final do dia pegamos nosso binóculo e fomos para o hotel dar uma relaxada. O jantar foi uma deliciosa pizza com um saboroso cabernet (ninguém é de ferro!).
Fumar? O que é isso?!?!!?
TV e cama...
22,10 – mega + quinquilharias + água;
12,70 – almoço;
12,80 – café;
50,00 – limpeza binóculo;
47,00 – jantar + gorjeta;
70,00 – hotel;
TOTAL = R$ 214,60 (sobrando 259,55).